Como utilizar nossos dados e informações

Modelo ARPS

As previsões de chuva, temperatura, umidade do ar e vento são previstas a cada 2 km dentro da região das imagens, que contêm o contorno dos municípios ao redor da cidade de São Paulo. Clique na opção (chuva, temperatura, umidade do ar e vento) e OK para visualizar o mapa escolhido.

O mapa escolhido irá mostrar no cabeçalho o horário internacional, para obter o horário local no verão, subtrair 2 horas, horário normal subtrair 3 horas.
No lado direito do mapa existe uma escala de cores que indicam o valor da variável (chuva, temperatura, umidade do ar e vento).

Chuva (mm)


Temperatura (ºC)


Umidade do ar (%)
A escala de cores da umidade do ar está entre 0 (0%) e 1 (100%)

0 - 0.2 - Extremamente seco
0.2 - 04 - Muito seco
0.4 - 0.6 - Seco
0.6 - 0.8 - Úmido
0.8 - 1.0 - Muito úmido

Vento (direção dada pela haste, intensidade (nós)
Contar o numero barbelas à esquerda da haste

1/2 barbela - 9 km/h
1 barbelas - 18 km/h
2 barbelas - 36 km/h

2 barbelas - 54 km/h

 

A distribuição das cores mostra o valor da variável sobre a região, verique sua área de interesse e acompanhe a previsão utlizando os botões play ou navegue de um em um utilizando o botão anterior ou próximo.

No rodapé da imagem existe os nomes da variáveis exibidas (chuva, temperatura, umidade do ar e vento) e seus valores máximos e mínimos.

* As previsões numéricas de tempo disponíveis nesta página podem não ser verificadas em virtude das limitações desse tipo de produto.
Não nos responsabilizamos pelo uso e aplicação destes produtos, que estão em fase de teste. Em caso de dúvida, informe-se com o serviço de meteorologia ou com a defesa civil do município.

MXPOL

O radar meteorológico MXPOL está instalado no município de Barueri, o centro da imagem é onde está o radar. As circunferências concêntricas indicam a distância do radar (50 km, 100 km e150 km), o mapa de fundo mostra o relevo, as linha verdes as estradas e também são indicados alguns munícipios dentro da área cobertura do radar.

Do lado direito há informação do horário internacional, para obter o horário local no verão, subtrair 2 horas, no verão e no horário normal, subtrair 3 horas. No lado direito do mapa está a escala de cores que indicam a intensidade da chuva. Abaixo a escala de intensidade de chuva (mm/h):

Azul - goroa e chuva fraca
Verde - fraca
Amarelo - moderada
Laranja - intensa
Vermelho e rosa - muito intensa

Compare a previsão do ARPS com a chuva observada no pelo radar, do dia 20 de janeiro de 2009 às 16:00hs, horário de verão (hv).

* As informações de chuva do radar MXPOL podem apresentar erros em virtude das limitações tecnológicas e científicas.
Não nos responsabilizamos pelo uso e aplicação desses produtos, que estão em fase de teste. Em caso de dúvida, informe-se com o serviço de meteorologia ou com a defesa civil do município.

Satélite Meteosat Segunda Geração (MSG)

As imagens do satélite Meteosat Segunda Geração (MSG) são recebidas e processadas no LABHIDRO e estão disponíveis para análise a cada 15 minutos. A alta disponibilidade de imagens é impressindível para o monitoramento contínuo das condições atmosféricas em tempo real e forneçem subsídios para o desenvolvimento de sistemas de previsão de tempo a curto prazo.

A seguir, apresenta-se a interface de acesso e um guia de interpretação de imagens disponibilizadas no canal infravermelho (IR_108 - 10.8 µm) realçada e uma composição colorida (RGB) elaborada por meio da combinação informações de três canais diferentes, R(IR_016 - 1.6 µm),G(VIS008 - 0.8 µm),B(VIS006 - 0.6 µm) um canal no espectro do infravermelho próximo e dois canais na região do espectro visível, respectivamente.

Interface para Acesso as Imagens


Na parte superior da janela encontra-se a caixa de seleção do canal do satélite, além da opção para configurar o intervalo de tempo entre as imagens. Após selecionar um canal, clique no botão "OK".

Os municípios de São Paulo são representados na imagem por meio de siglas (Exemplo: ST corresponde ao município de Santos) , no lado esquerdo observa-se a listagem SIGLA x MUNICÍPIO correspondente.

O Horário observado está no formato UTC ( Universal Time Coordinated ), para obter o horário local correspondente deve-se subtrair 3 horas (durante os meses sem horário de verão) ou 2 horas (durante os meses com horário de verão).


IR_108 Cloud Top (realçada)


Exibe a temperatura de brilho do topo das nuvens resultante da radiação emitida por estas. O monitoramento de nuvens com topo frio (abaixo de -50 °C) é de extrema importância para a previsão em curto prazo.

Em (a) observa-se a formação de nuvens verticalmente desenvolvidas com topos exibindo de temperatura de brilho abaixo de -70 °C, geralmente este tipo de nuvem está associado à precipitação intensa.

Em (b) observam-se nuvens mais rasas em regiões onde há instabilidade atmosférica. A temperatura de brilho não atingiu valores abaixo de -40 °C. O monitoramento frequente (cada 15 minutos) deste tipo de nuvens é primordial para o conhecimento da situação atmosférica nas próximas horas.

Em (c) observa-se a escala de cores utilizada e os respectivos valores de temperatura de brilho (°C).

RGB (Natural Colors)


Combina a informação de três canais diferentes (dois visíveis e um infravermelho próximo) em uma única imagem colorida.
As informações desta imagem estão disponíveis somente durante o dia, período em que os alvos(nuvens, vegetação, superfície, rios) emite radiação solar no comprimento de onda do espectro visível (0.4 µm - 0.7 µm).

Em (a) destacam-se em tons de ciano (ou azul-piscina) nuvens altas, verticalmente desenvolvidas, constituídas por uma mistura de água líquida e cristais de gelo. Nuvens Cirrus (Ci) também são observadas em ciano com um aspecto translúcido que é resultado da sua constituição (cristais de gelo microscópicos) que interagem com correntes de ar em alta altitude.

Em (b) destacam-se nuvens médias-baixas em tons mais claro e com tendência a cor branca.

Em (c) observam-se regiões com pouca cobertura de nuvens, neste caso é possível observar os alvos em superfície terrestre. As superfícies vegetadas são exibida em tons de verde enquanto superfície com pouca vegetação são exibidas em tons de marrom. Corpos hídricos e o Oceano Atlântico a leste do estado de São Paulo são observados em azul escuro.